segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Saudade

O que é saudade para você???

Há muito queria falar sobre este sentimento, que as vezes nos traz alegrias e muitas vezes tristeza... Escolhi hoje, pois é dia daqueles que já partiram e inundam nossos corações de saudades.

Muitas pessoas, ao longo da vida, aprendem a lembrar dos que os eram(e para sempre serão) queridos com alegria, outros ainda não aprenderam, choram de tristeza ao lembrar. Eu entendo. É triste saber que uma pessoa que você ama tanto partiu e você ficou. É triste mesmo. É díficil.

Com o passar do tempo, aprendemos a lembrar destas pessoas com alegria e com o coração cheio de saudade... Passamos a lembrar só dos momentos bons e temos a certeza de que um dia, encontraremos aqueles que já partiram. Ah...como sonhamos com isso.

Tem também a saudade dos que estão longe da gente. As vezes numa cidade distante, num outro estado ou até mesmo em outro país. Filhos, pais, primos, tios, parentes, amigos...
Cada pessoa que passa por nossas vidas e depois partem, seja porque não está mais neste mundo, seja porque se mudou, seja porque viajou... cada uma dessas pessoas é única, cada uma delas tem um espaço em nossas vidas. Elas marcam para sempre. E serão sempre lembradas...mesmo que nos primeiros anos de sua ausência, com tristezas.

Sentir saudades muitas vezes é bom, lembramos daquelas pessoas que há muito tempo não vemos. Podemos vê-las em nossos pensamentos, nossos sonhos.

Não existe somente saudade de pessoas, mas também sentimos a falta de animais, de momentos que jamais voltarão.

Eu não tenho um animalzinho...nem nunca tive. Mas se um dia eu tiver, concerteza sentirei muita falta dele. Aprendemos a amar estes pequenos seres e quando partem...também deixam um enorme vazio em nossos corações. O que nos conforta é saber que um dia, em algum lugar, encontraremos os nossos amigões novamente.

Nós também sentimos saudades de momentos inesquecíveis que passamos e que, talvez, nunca se repetirão. Se lembrarmos com saudades de momentos que passamos juntos com pessoas que já partiram, ah...esses jamais voltarão. A saudade é maior ainda.

Muitos também sentem saudades do que nunca existiu. Mas não acho que seje saudade...e sim, vontade de que aquilo aconteça(como se sentissem vontade de estar com alguém que não está mais aqui em algum lugar...e sabemos que isso não será possível). É, não podemos ver. Mas concerteza, os que nos eram queridos, de algum lugar, estão sempre conosco. Nos guiam e nos protegem...sempre. Não podemos ver, mas eles estão! Mesmo que lá de cima...

Sentimos saudades também de nossos amigos da infância, nossos primeiros amigos. E que hoje, muitos deles não vemos mais...muitos se mudaram, outros por qualquer motivo, não convivemos mais. Sentimos falta dessas pessoinhas, dos momentos vividos com elas...e sabemos que elas farão parte de nossas vidas para sempre.

Uma das maiores saudades que podemos sentir, para mim, é de uma mãe, de um pai ou de um filho.
Pensamos que, os nossos pais, estarão sempre com a gente...em todos os momentos das nossas vidas. Imaginamos que eles irão estar presentes em todos os momentos mais importantes de nossas vidas, como no primeiro dia da escola, nossas primeiras conquistas, formação na escola, faculdade, pensamos que eles irão nos ver formados, verão quando começarmos a trabalhar, irão no nosso casamento, verão nossos filhos nascerem, crescerem, enfim...estarão sempre com a gente, é...pensamos. Infelizmente para muitos isso não é possível e temos que aprender que Deus as vezes precisa mais do que a gente, dos nossos pais ou dos nossos filhos. O que nos consola é que lá de cima, eles vêem tudo isso...e esperamos que eles se orgulhem de nós.

Cada pessoa tem a sua missão aqui e quando esta é cumprida, Deus os chama, pois precisa deles.

E desculpa por falar de uma coisa "triste"...ou ter feito vocês lembrarem de pessoas queridas e isso ter machucado vocês, mas sempre é bom lembrar...pensem nisso.
Em dias como este, meu coração se enche mais ainda de saudade! Eu aos poucos, aprendi a lembrar de muita gente com alegria, lembrar só dos momentos bons. Dos tristes...não. Espero que um dia, todos aprendam isso.

Bom, aqui deixo um pouco do que penso sobre saudade. Esperam que tenham gostado texto...

Beijos.
Fadinha.

10 comentários:

  1. Fadinha, vc me fez chorar! Mas chorar nem sempre é ruim, certo? Muitas vezes ajuda a desafogar o coração, a deixá-lo mais leve!O meu ficou levinho..levinho!
    Beijos

    Crisfloripa

    ResponderExcluir
  2. Fadinha vc encheu meu coração de saudade e tambem me fez aceitar que não importa o tempo que passe,nunca esquecemos aqueles que estão pra sempre no nosso coração.

    ResponderExcluir
  3. Fadinha

    Lindo o texto! Vc entende certas coisas que pessoas com o dobro da sua idade não conseguem. Sempre me impressiono com sua visão das coisas.

    Te adoro!
    bjs

    Mjuice

    ResponderExcluir
  4. parabéns fadinha estar muito lindo!!!igual a voce maravilhoso
    nen precisa de falar de quem nos sentimos saudadesssssssssssssssss
    bjinhos querida
    sucesssssssssssssssssssssso

    ResponderExcluir
  5. Que fofo fadinha
    seus textos vao direto no core

    Eu aos poucos, aprendi a lembrar dE muita gente com alegria, lembrar só dos momentos bons. Dos tristes...não. Espero que um dia, todos aprendam isso.

    eu tambem fadinha, vamos guardar os momentos bons, soh o que nos faz bem, o que nos faz mal a gente joga fora!!

    na verdade saudade eh bom sentir, pois eh sinal de que vivemos momentos inesqueciveis com pessoas insubstituiveis..

    tenho amigos que estao muito longe, em outro pais e talvez nunca os encontre fisicamente, mas eles sao eternos... encontro nos meus pensamentos, como vc falou..

    para viajar basta estar vivo, ne?

    bjosssss

    ResponderExcluir
  6. Saudade é algo dolorido sim, mas as vezes é ela q nos faz sentir o quanto amamos algo ou alguem...


    bjkas minha lindaaaaa!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eeeee saudadeeee!!!

    Fadinha parabéns pelo blog ta lindooo!!

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  8. adorei seu texto fadinha...vc escreve muito bem!

    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Fadinha,
    Mais uma vez nos surpreendemos com seu texto. Um texto que fala de coisas simples que todos conhecem, mas quando voce escreve, esses sentimentos se transformam. Parece que , enquanto o lemos, os sentimentos passeiam a nossa frente, dizendo oi, estamos aqui, nos deixe aparecer. Nos surpreendemos ainda mais quando lembramos da sua pouca idade. Voce fala de sentimenntos como se já os tivesse vivido por muito e muito tempo. Nos impressiona, de verdade. Beijos e queremos continuar lendo seus belos textos.

    ResponderExcluir